A abdominoplastia é a cirurgia plástica para retirar o excesso de gordura e de flacidez do abdômen feminino e /ou masculino. Ela é especialmente indicada para quem perdeu muito peso, ficando com a região da barriga muito flácida.

A abdominoplastia é feita realizando um corte em forma de semicírculo logo acima dos pelos pubianos, de tamanho suficiente para permitir o levantamento da pele para fazer a retirada da gordura. A seguir, os músculos reto-abdominais são costurados para formar uma espécie de cinta abdominal interna e, então, estica-se a pele do abdômen superior até a cicatriz, costurando-a. A seguir, acerta-se a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.

A cirurgia leva, em média, 2 horas, sob anestesia peridural, e não requer muito tempo de internamento hospitalar. Em geral, 2 dias são o suficiente.

Jamais tire suas próprias conclusões a respeito de qualquer cirurgia, o médico especialista em cirurgia plástico é o melhor aliado para esclarecer todas e quaisquer dúvidas, sabendo direcionar você da maneira correta, priorizando sua saúde.